quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Saquinho/Envelope para maternidade - Como fazer?

Depois de tantas e tantas pesquisas de como fazer os tais saquinhos, já que os que gostei estavam meio (Muito!) caros, decidi por a mão na massa e eu mesma confeccionar o tal. E vou compartilhar com vocês meu feito. 
Foi até fácil, e vale muito a pena para as mamães com grana curta mas que querem fazer algo especial para seus bebês. 


Material:  

  1. Tecido T.N.T - Acho que esse todo mundo conhece né? É o famoso falso tecido, barato e com mil e uma utilidades. Eu comprei 1m estampado e 1m liso (Por enquanto né, por que fiquei viciada na confecção dos mesmo e agora quero saquinho pra tudo! kkkkk') 
  2. Tesoura
  3. Cola pano ou cola quente, mas se optar pela cola quente fique ciente que lavar o saquinho depois está fora de cogitação, além de não ficar colado por muito tempo, mas funciona! Neste eu usei cola pano.
  4. Uma caneta ou qualquer coisa que risque. 
  5. Um botão
  6. Linha 
  7. Agulha (Que não está na foto acima, por que eu fiz o favor de perder ela.) 
  8. Uma régua (Não tenho uma em casa, improvisei com o que tinha, deu certo, mas régua teria me ajudado.) 

Como fazer:
  1. O ideal seria lavar o pano antes (Para na hora tirar os resíduos e poeiras e a cola fixar melhor) mas ansiosa para fazê-los, não lavei. 
  2. Marque com a régua (No caso do estampado, marque a parte de dentro do pano) o comprimento e a largura de acordo com sua necessidade (Grande ou pequeno) e em seguida corte-o. 
  3. Dobre no formato de um envelope, medindo certinho para que a aba de cima não fique nem tão pequena e nem tão grande. Em seguida cole as laterais. (Que sufoco foi colar essas laterais, mas com um pouquinho de paciência deu tudo certo e agora já peguei a manha). Cuidado com o local onde for colar, de preferencia cubra o local com um plastico, porque a cola vaza e meleca tudo. Espere secar um pouco.
  4. Centralize o botão e costure-o na parte de baixo do seu saquinho e acima, na aba, faça um casinha (Um buraco) para que  você possa passar o botão. Se preferir use tirinhas para fazer laços nas laterais ao invés de colocar um botão, já vi uns assim e também ficam uma graça.  Seu saquinho já estará pronto e até assim mais "básico" fica bem bonitinho. 

Decorando:
A decoração foi mais chatinha de fazer por ser meio detalhista, mas nada impossível ou muito difícil. Vale também usar sua imaginação e fazer sua própria decoração. :) 
  1. Para fazer as letras e o número usei um molde da internet (Você pode até desenhar o seu em casa), marque no tecido de única cor, recorte e cole  no envelope, mas não se esqueça de colocar um papel ou algo do tipo dentro do saquinho na hora de fazer isso, por que a cola vaza e vai colar o que não deveria. 
  2. O laço fiz da maneira tradicional, também com o tecido de única cor. É só cortar uma tira do tecido nem muito grande e nem muito grossa. Costurei com um pontinho.(Porque achei muito pesado para cola segurar). 
  3. Lembre-se de esperar a cola secar para manusear o saquinho, não costuma demorar tanto tempo assim, uns 20 minutos e tá tudo grudadinho. (Mas lavar somente depois de 48hrs)

E tcharam! Seu saquinho de trocas estará pronto e lindo! 


Quanto custou? 
T.N.T estampado - 3,10R$ o metro (Em lojinha de artigo para festar, acho que nem tinha nome o local)
T.N.T liso- 1,10R$ o metro. (Na mesma lojinha)
Cola pano- 1,15R$ (Papelaria Casa Cruz) 
Os demais itens eu tinha em casa. 

3 comentários:

  1. Muito Legal Vanessa, vou fazer tbm!!
    Tomara que eu ache um TNT estampado bem bonitinho tbm..! =D
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, obrigada por compartilhar, ajudou muito! Bom, bonito, barato, e o melhor, prático!

    ResponderExcluir
  3. Lindo ... amei tbm estou confeccionando o meu <3

    ResponderExcluir