quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Regrinhas de etiqueta na hora de visitar um recém- nascido



Bom senso é a principal regra, mas infelizmente nem todos tem... 
Como tá chegando a hora, achei legal ter umas "regras de etiqueta" postadas no Facebook, assim como indireta para os desavisados, e vou compartilhar aqui no blog. 
Vamos a elas: 




  1. Não precisa correria -  sua melhor amiga acabou de ter um bebê e você está doida pra vê-la, sim, eu entendo bem, mas não corra para a maternidade.  A mãe e a criança precisam de um tempo sozinhas, pra se olharem, pra estreitarem laços. Depois, se sua amiga fez uma cesariana, ela deve ficar sem falar nas primeiras doze horas após o parto. Então, não é nada confortável não poder falar e ter alguém lá, perguntando, falando e querendo saber como foi.
  2. Não se demore - As visitas tanto na maternidade quando em casa devem ser breves, nada de acampar no quarto!  Mãe, pai, bebê estão formando uma nova rotina, e a mãe precisa dormir no horário que o bebê dorme. Então, faça a visita, cumprimente seus amigos e não se demore... você terá oportunidade de visitar o baby quando ele a mãe estiver mais habituada e a criança ficando mais tempo acordada. 
  3. Evite perfumes e balangandãs - se você vai visitar um bebê, por favor, evite usar aquele perfume doce e forte. O olfato dos bebês é muito sensível e a criança pode ficar irritada ou até desenvolver alergia. Do mesmo jeito, evite excesso de pulseiras e acessórios que possam machucar o bebê, caso você vá pegá-lo nos braços.
  4. Não pegue o bebê sem a permissão dos pais - criança pequena é frágil e nem sempre os pais gostam de muita gente pegando (não por frescura, mas porque isso pode mesmo causar desconforto naquele corpo tão pequenino). Antes de pegar o bebê no colo, certifique-se de que os pais permitem e, antes de pedir permissão (e possivelmente constranger os pais), observe se tem mais alguém pegando a criança.
  5. Lave as mãos, sempre -  Lave as mãos ou passe álcool gel, antes de entrar no quarto da maternidade ou quando chegar à casa da sua amiga pra visitar o filhinho dela. Isso se chama higiene.
  6. Agende antes de visitar - Ligue ou mande mensagem com dias de antecedência. Se ligar e a mãe do bebê não atender, não insista. Quando ela puder, certamente ela retornará. Às vezes, sua ligação é justamente no momento em que mãe e criança estão descansando.
  7. Não acorde o bebê - Pelo simples fato de que não se deve acordar ninguém, é falta de educação!  A criança necessita do sono. E se você é mesmo amiga da família vai querer o bem estar do mais novo membro, não é mesmo?
  8. Não faça comparações -  a mãe do bebê certamente não quer saber o quanto criança X é mais gordinha (ou mais magra), como mama mais, dá menos trabalho e blá blá blá. Cada bebê é único e lindo a seu modo. Não faça comparações e não dê conselhos, a menos que alguém os peça.
  9. Não critique - Cada família tem um modo de lidar e educar seu filho, se você não concorda, guarde pra si.
  10. Não fume - Por motivos óbvios! De preferencia nem mesmo antes da visita para não ter cheiro de cigarro ao se aproximar do bebê. 
  11. Não faça cobranças - Provavelmente a mãe está tentando encontrar um tempo até para pentear os próprios cabelos, nada de ficar dizendo que ela mudou ou que não dá mais atenção aos amigos desde que engravidou ou teve bebê. 
  12. Fotos do bebê - Se quiserem tirar fotos do bebê, perguntem para a mamãe se pode! Se ela permitir, não coloquem FLASH de jeito nenhum! O mesmo vale para publicações em rede sociais, tem pais que não querem expor seus bebês, então antes de sair postando fotos e mais fotos da criança peça permissão dos pais. 
  13. Hora das mamadas- deixem a mamãe e bebê sozinhos! Assim que o bebê nasce, as mamães ficam um pouco estressadas com o momento das mamadas por diversos motivos: não sabem se o leite vai descer, o início das mamadas doem demais, os seios estão extremamente grandes etc. Ou seja, não fiquem de jeito nenhum observando a mamãe dar as mamadas ao bebê! Saiam do quarto e deixem esse momento íntimo apenas entre eles. 
  14. Comentários desnecessários sobre a mãe - Nada de perguntar se o bebê ainda não saiu pois a barriga está meio grande. Nem uma mulher quer ouvir comentários sobre seu peso, muito menos em um momento como esse em que fica mais sensível. 
  15. Sem receitas - Se a mãe não pediu, nada de ficar dando dicas de como fazer dar mais leite, para o bebê não ter cólicas e entre outras. É chato isso! 


Enfim, essas foram as que eu lembrei e que não gostaria que as minhas visitas fizessem. 
Esqueci algo? Comente aqui embaixo! ;) 


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário