domingo, 16 de março de 2014

Um pesadelo chamado Onfalite!


Aline no dia em que retornou ao lar. 

Quando Aline estava com 6 dias de vida percebemos que tinha algo errado no umbiguinho dela. Minha avó, mais experiente nos orientou a levá-la na emergência.
Quando lá chegamos, nos disseram que bebês recém-nascidos só poderiam ser atendidos na maternidade onde nasceram, e lá fomos nós!
Chegando lá, nos cobraram um valor exorbitante alegando que não poderiam nos atender pelo plano de saúde (seii, absurdo). O papai ligou pra uma prima que trabalha no primeiro hospital em que estivemos e lá, ela conseguiu convencer as médicas a atenderem a minha menina... lá ela foi diagnosticada com Onfalite, que é uma infecção no umbigo, encaminharam ela pra internação e meu mundo caiu!

Meu bebezinho, meu anjo, tão frágil, tão pequena...
Chorei quando a entreguei nos braços da enfermeira, e chorei mais ainda quando cheguei em casa sem a minha pequena.
Passei a ficar das 9:00hrs as 18:00hrs (e em muitos dias voltava pra ficar de 21:00hrs as 22:00hrs) no hospital para amamentar e dar carinho a minha filha, ainda com os pontos da cesárea, ainda com dor, e muito cansada... no primeiro dia quis morrer, não aquentava ver minha pequena ali naquele lugar, sem poder ir pra casa comigo...
No segundo dia, me senti egoísta e ingrata, final de contas, minha filha estava bem, internada somente para administração de medicamento quando tinha crianças lá a meses, entubadas e sem previsão de alta, e aquilo é muito triste.
Enfim, depois de 10 dias internada, minha lindinha saiu, e foi a melhor coisa da minha vidaa!
Só tenho que agradecer a Deus, por tudo!

Mais sobre a Onfalite: Dá-se o nome de onfalite à infecção do coto umbilical nos recém-nascidos.
A cicatriz umbilical pode ser uma porta de entrada para infecções generalizadas no bebê, pois o tecido sem vida do umbigo é meio excelente para o crescimento de bactérias e por isso deve ser bem cuidado e limpo
Estes fatores predispõem ao aparecimento da onfalite que ocorre com maior frequência  no 2º ao 3º dia de vida.
Os sintomas são vermelhidão da área ao redor do umbigo, secreção amarelada (pus) ou mau cheiro no local.
A onfalite é mais frequente em recém-nascidos com baixo peso ao nascer e complicações durante o parto.
O tratamento deve ser feito com antibióticos e geralmete necessita internação pelo risco de a infecção se tornar generalizada e mais séria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário